MARSHMALLOW PARA NHÁ BENTA


Compartilhe

Ingredientes:

1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar (1 xícara e mais 1/3 dela!!!)

1/4 de xícara (chá) de água

3 claras de ovos grandes

1/4 de colher (chá) de cremor tártaro (você encontra este ingrediente, que nunca ouviu falar, mole mole em casas de produtos para festas, para confeitaria e essas lojinhas que vendem produtos a granel)

1 colher (chá) de extrato de baunilha (se não encontrar o extrato, que é natural e extraído mesmo da baunilha, use a essência, que é química. Acho que uma colher do extrato equivaleria a 2 colheres de essência.)

1/2 colher (chá) de extrato de amêndoas (mesma história, pode usar a essência se não encontrar o extrato. Só que esta essência não é tão fácil de encontrar quanto a de baunilha. Alguns supermercados vendem várias essências diferentes, normalmente da Dr. Oetker, mas isso não é muito comum. Dica: mesmo sem o sabor de amêndoa o resultado é incrível, então não desanime se não tiver o ingrediente. Depois, fique de olho no mercado e, quanto encontrar, compre logo pra garantir em casa!)

Modo de preparo:

Você vai precisar de um refratário, ok?

É o seguinte: será necessário bater o marshmallow em banho-maria, então o recipiente que você vai usar tem que ser resistente ao calor. Se não tiver um refratário fundo e grande para colocar sobre a panela, coloque então uma panela dentro da outra. Só tome cuidado porque, se for antiaderente, os batedores podem estragá-la!! Prefiro muito que você use um refratário, vale a pena comprar um daqueles redondos e fundos só para esta ocasião (eu garanto que vale!!!).

Ah, claro que a penela tem que ser grande, né? O banho-maria é na água, não é cozimento à vapor! O refratário precisa ficar dentro d’agua!

Encha a panela de água até a metade e ligue o fogão. Enquanto a água fica levemente fervente (com umas bolhinhas bem pequenas, sem borbulhar pra caramba), comece a fazer o marshmallow.

Coloque as claras dentro do recipiente que for usar e pegue a batedeira ou o mixer (na verdade esta etapa até pode ser feita na batedeira fixa, porque ainda não é em cima do fogão).

Comece batendo as claras. Vá acrescentando: o açúcar, a água e o cremor tártaro, até ficar espumoso (isso mesmo, parecendo uma espuma de barbear, rs!). Isso deve demorar um minutinho só.

Com a água já levemente fervente, leve o recipiente para dentro da panela, em cima do fogão.

Repare que estamos falando de algo perigoso que você precisa fazer com atenção: tem uma panela sobre a chama do fogão, cheia de água a 100°C e com uma vasilha sobre ela. Você tem uma das mãos segurando a batedeira e a outra se dividindo entre segurar a panela sem se queimar e regular a chama para a água não ficar borbulhando muito. Portanto, faça tudo com muita concentração!

Bata em velocidade alta por 12 minutos. Você vai ver que o marshmallow vai ficar cada vez mais encorpadoe incrível! Controle-se para não ficar passando esse seu dedo sujo para lamber, porque sua mão não pode assumir mais uma função e ainda por cima ficar melada de baba.

Se você tiver um termômetro culinário (comprou para temperar o chocolate? Não me diga!), a temperatura do marshmallow deve atingir 71°C. Se não tiver um, ignore esta informação mas obedeça o tempo necessárioque tudo vai dar muito certo.

Passados os 12 minutos, retire o refratário do fogão e coloque sobre um descanso térmico ou um pano seco (já falei sobre choque térmico no post sobre “refratários“, lembra?). Adicione os extratos (ou essências) e bata por mais 2 minutos até ficar bem homogêneo de novo.

Pronto! Diz aí? A consistência não é igual à do marshmallow da Nhá Benta da Kopenhagen? Você já viu outro igual?

Esta receita é “fe-lo-me-nal” e vai ganhar destaque entre as minhas preferidas pro resto da vida, com certeza.

Sem brincadeira, eu sempre sonhei, desde criancinha, em descobrir como fazer aquele marshmallow da Kopenhagen. Estou muito feliz, muito mesmo!! Vou querer comer tudo com ele: chocolate, sorvete, fruta, pão, arroz, feijão!…

Guarde na geladeira tampadinho, pode ser com um plástico filme mesmo.

Sinceramente, eu não sei ainda sobre a conservação e durabilidade do marshmallow, preciso testar um pouco. Acho que você não deve precisar guardar por mais de um dia, mas em todo caso eu volto depois para atualizar com essa informação! Bom, já sei que ele resiste bem a 1 dia na geladeira,  porque o meu ainda está lá maravilhoso e tem quase 24h que eu fiz.

Vou fazer e congelar para ver se ele muda a textura depois de descongelado.